Caminho de Parto e (re)nascimento!

Caminho de Parto e (re)nascimento!

Spread the love

Inspirada na experiência de outras mulheres, dentre elas da minha irmã Carmela @melabardini, a qual tive o privilégio de acompanhar de perto e com isso desmistificar a visão de que parto normal é sofrimento, risco de vida, etc; passei meses e meses me preparando para parir. Foi uma jornada e tanto!

PREPARAÇÃO PARA O PARTO

1. OBSTETRA

Através de uma amiga-irmã cheguei ao meu obstetra, indicado como um dos “parteiros” de Curitiba, adepto de uma atuação médica por ele chamada de “hipoativa”, de modo a respeitar e permitir que a mulher protagonize sua parição.

Estava ciente de que eu precisava me cercar de profissionais que bancassem o parto natural. Não adiantaria ter um obstetra que apesar de nas consultas dizer que faz parto, na realidade tivesse limites e restrições a esta prática em sua rotina de trabalho.

2. EXERCÍCIOS PARA GESTANTES

Apesar de tardiamente, somente no quinto mês de gestação, iniciei aulas de yoga com a querida Talia no Centro de Parto Ativo e hidrogestante com a Ana na Escola de Natação Amaral. Esses dois grupos me possibilitaram sentir a força da rede de doulas e gestantes.

Além de ter acesso a informações preciosas e exercícios corporais que foram fundamentais em meu processo, garantindo uma preparação física e emocional que considero muito importante!!!

3. DOCUMENTÁRIOS E LIVROS

Rafael e eu assistimos a documentários, dentre eles “O Renascimento do parto”, lemos o livro “Parto Ativo”, fomos a dois encontros promovidos pela Talia, um sobre “dor e prazer no parto” e outro sobre a importância do parto natural e da amamentação na formação do sistema imunológico do bebê. Com 38 semanas de gestação assisti várias palestras online do Congresso Nascer Melhor, assistimos vários partos domiciliares em documentários do “Além do olhar”. Contudo, fiquei estudada, encorajada, concentrada… e em “recolhimento”!

Acredito que as “escolhas” acerca da vivência do parto, para além das idealizações, tem muito a ver com as buscas que fazemos durante a gestação.

Como foi ou tem sido essa preparação pra você?

Onde buscou informações que te apoiaram?

Como doula e educadora perinatal, adoro acompanhar os casais nesse caminho!

(Relato Parte 1 por @doulabrunabardini 28 março 2015)

Deixe uma resposta